Cifoplastia e Vertebroplastia

  • Home
  • Cifoplastia e Vertebroplastia

Cifoplastia e Vertebroplastia

A cifoplastia (vertebroplastia por balão) é indicada nas dores por fraturas recentes patológicas tumorais (por exemplo mieloma múltiplo) ou por osteoporose, com acunhamento do corpo vertebral; ela pode corrigir parte do acunhamento provocado pela fratura. 

A vertebroplastia tem como objetivo melhora das dores, mantendo a deformidade do corpo vertebral. 

Nos idosos, pessoas em uso crônico de corticóide, tabagistas,por exemplo, há uma tendência à desmineralização óssea, a osteopenia, que numa forma mais avançada é conhecida como osteoporose. Esses indivíduos, têm uma chance maior de apresentar fraturas na coluna, que podem passar desapercebidas, mas que também podem causar uma dor intensa e incapacitante. A primeira opção de tratamento, é um repouso relativo e o uso de analgésicos mais potentes; caso não haja uma boa resposta em torno de 30 dias, passa-se a pensar na possibilidade da vertebro ou cifoplastia, que auxiliam na melhora e controle dessas dores e, a depender do caso e do tipo de lesão, podem ser corrigidas ou melhoradas ( através da cifoplastia).

A indicação também ocorre em pacientes com implantes na coluna ( metástases) e dor e casos atípicos, como hemangiomas.

Nos últimos anos, o uso dessas terapias vêm aumentando: em jovens ou adultos jovens com fratura, existem tipos de cifoplastia, que podem ser associadas a artrodeses percutâneas, sem uma cirurgia mais agressiva.